Período que ainda compreendia a Segunda Guerra Mundial, foi marcado por conflitos. Estados Unidos explodem as bombas atômicas e inicia a Guerra Fria.
Foi criado o primeiro computador, ENIAC, e primmeiro helicóptero de carga. Surgiram: ONU, OTAM, FMI e o Banco Mundial.
A moda feminina na época é considerada uma das mais belas e sensuais do século. Os anos 40 foram da estreia de Marilyn Monroe nas telas e das "Pin Ups".
Durante a Guerra, seguia-se o estilo militar, agora com a valorização da cintura. Calças eram aderidas pela praticidade, mas os vestidos ainda eram predominantes, imitando a forma de saia com casaco. Os tecidos eram pesados e resistentes, as saias pregueadas ou franzidas.
Cabelos eram mais compridos devido a dificuldade em encontrar cabeleireiros - os penteados eram cachos ou coques, utilizando grampos. A maquiagem era improvisada com materiaias caseiros.
O "estilo guerra" exigia essa simplicidade e praticidade, correspondidas pela moda Chanel, porém, com a primeira coleção Dior - saias rodadas e compridas, cinturas altas e finas, luvas, ombros e seios naturais e sapatos altos - as mulheres aderiram rapidamente a volta do luxo, encerrando a década com estilo renovado.
Palavras-chave: Estilo Guera, simplicidade (devido a falta de recursos e necessidade de praticidade).
Cintura marcada, mas econômica, graças a guerra. A regra é a praticidade, aliada a beleza, claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário