Pesquisa aqui óh!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Século XX - A História da Moda nos Anos 10

Período marcante na história mundial, no qual ocorreram fatos como a Primeira Guerra Mundial e o naufrágio do Titanic (1912). A indústria ganha força com a utilização de automóveis coo meio de transporte e a crescente popularização do rádio.
Houveram muitos movimentos filosóficos e religiosos, mas principalmente, foi crescente o movimento artístico através da música (jazz) e da pintura. Década da Gripe Espanhola, com a morte de cerca de 308 milhões de pessoas.
Na moda, até a última década do século XIX, primeira do século XX e metade da segunda (anos 10), chamadas "Belle Époque", os espartilhos e vestidos longos e voluosos reproduziam o que era chamado de "Era de Ouro da Beleza", que, na metade dos anos 10, foi substituída por vestidos mais curtos, na altura da canela, babados e chapéus ainda femininos, mas de modo geral, roupas masculinizadas pelo começo da Primeira Guerra Mundial, que levou as mulheres para o campo, para trabalharem juntamente com os homens.
Dominavam o preto e tons escuros e a redução de volumes, para propiciar maior conforto no trabalho. Nessa época surgiu o soutien e a borracha foi introduzida à moda e foi criado o primeiro tênis - o Kad's.
Apesar da necessidade vinda com a guerra, predominou nesse período o luxo dos grandes vestidos, babados, anquinhas, cores, porém muito reservados, com pescoços cobertos e comprimento que cobria os pés.
 




 Características da primeira metade da década  de 1910, vindas desde a última década do século XIX.










Modelos mais práticos, acessíveis para possibilitar o trabalho no campo, devido as necessidades ausadas pelo início da 1ª Guerra Mundial.

Século XX - A História da Moda nos Anos 20

Recebendo a alcunha, ou apelido, de "Loucos Anos 20", essa década foi dominada pela Inglaterra, enquanto a Europa ainda sofria com as consequências da Primeira Guera Mundial, daí a ascenção do Nazismo, por Hitler, após a crise de 29, surgimento do Fascismo italiano e do Salazarismo em Portugal.
Foi uma década importante para a arte e cultura brasileiras a partir da "Semana de Arte Moderna" em São Paulo, valorizando a arquitetura, esculturas, música e literatura. Aconteceram as primeiras transmissões de rádio no Brasil, a criação do Ford-T e do famoso "Marinheiro Popeye" - onde Olívia Palito traduz a moda simples durante a guerra e modelos mais retos.
Os anos 20 trazem a queda absoluta dos espartilhos, modelagens retas na parte superior, mangas largas e esvoassantes, tiras na altura do quadril, vestidos com a parte inferios bem leve, com camadas, aplicações de diferentes tons em linhas horizontais ou franginhas, predominando o comprimento pelo joelho.
Redução nas abas dos chapéus, adornados com fitas, flores e desenhos nos mimosos "colches". Cabelos curtos, corte chanel, abuso de pérolas em colares longos e famosos óculos Ray Ban.
Palavra-chave: Melindrosas (grupo musical formado na década de 70, mas que usavam o estilo anos 20, por isso marcaram a época para as gerações posteriores).




Estilo anos 20, com cinturas escondidas peos cortes e modelagem reta, joelhos quase a mostra, aspecto horizontal, cabelos chanel e colches.


 A cintura da roupa desce para o quadril e os sapatos não são tão altos eos acessórios completam o look melindrosa.






Século XX - A História da Moda nos Anos 30

Considerada a "Década Sangrenta", Hitler assume o cargo de chanceler na Alemanha e começa a destruição das "raças inferiores". Ocorre a Guerra Civil na Espanha, logo após, a Segunda Guerra Mundial e super queda na bolsa de valores de New York - a década de 30 foi considerada a pior década do século XX.
O esporte foi redescoberto e, seguindo as exigências das atividades, os saiotes de banho diminuiram, as cavas aumentaram e decotes chegaram até a cintura. A beleza feminina definia-se pela magreza, o bronzeamento, olhos e sombrancelhas bem marcadas e rosto bem claro.
Surge a expressão "glamour hollywoodiano". A indústria cinematográfica traz às pessoas sentimentos, através da ficção, que a "vida real" já não proporcionava.
Cabelos ganham comprimento e franjas, surgem as travas nos tênis - chuteiras - vestidos transforman-se em blusas e saias, com tons frios, laços gigantes, pregas e eternos scarpins, que traziam feminilidade aos looks.
Tais laços tomam conta de cinturas e decotes; o comprimento de vestidos e saias dispenca para os tornozelos e ganha deformações, como bicos, mangas passam a ser justas e os sapatos mais abertos no peito do pé.
Palavra-chave: Glamour (brilho e luxo nas roupas de decotes ousados, inclusive nas costas).





 Os laços  na cintura, golas e costas são marca registrada, comprimento no tornozelo dão também um ar de infantilidade.








Os decotes exuberantesm tanto nas costas quanto na frente é que retomam a ideia de mulher. O glamour é essencial.

Século XX - A História da Moda nos Anos 40

Período que ainda compreendia a Segunda Guerra Mundial, foi marcado por conflitos. Estados Unidos explodem as bombas atômicas e inicia a Guerra Fria.
Foi criado o primeiro computador, ENIAC, e primmeiro helicóptero de carga. Surgiram: ONU, OTAM, FMI e o Banco Mundial.
A moda feminina na época é considerada uma das mais belas e sensuais do século. Os anos 40 foram da estreia de Marilyn Monroe nas telas e das "Pin Ups".
Durante a Guerra, seguia-se o estilo militar, agora com a valorização da cintura. Calças eram aderidas pela praticidade, mas os vestidos ainda eram predominantes, imitando a forma de saia com casaco. Os tecidos eram pesados e resistentes, as saias pregueadas ou franzidas.
Cabelos eram mais compridos devido a dificuldade em encontrar cabeleireiros - os penteados eram cachos ou coques, utilizando grampos. A maquiagem era improvisada com materiaias caseiros.
O "estilo guerra" exigia essa simplicidade e praticidade, correspondidas pela moda Chanel, porém, com a primeira coleção Dior - saias rodadas e compridas, cinturas altas e finas, luvas, ombros e seios naturais e sapatos altos - as mulheres aderiram rapidamente a volta do luxo, encerrando a década com estilo renovado.
Palavras-chave: Estilo Guera, simplicidade (devido a falta de recursos e necessidade de praticidade).



Cintura marcada, mas econômica, graças a guerra. A regra é a praticidade, aliada a beleza, claro.

Século XX - A História da Moda nos Anos 50

Apelidados de "Anos Dourados", os anos 50 são tidos como a transição da primeira metade do século XX - período de guerras - para a segunda metade - na qual aconteceram as principais revoluções tecnológicas e comportamentais importantes para a sociedade.
Nessa década a televisão chegou ao Brasil. Houveram grandes descobertas científicas, como o DNA, material genético. Para o Cinema essa foi a "Década / Idade de Ouro", lançando, entre outros, "Cinderela" e "Peter Pan". E, em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol conquistou seu primeiro título mundial, sendo campeã da Copa do Mundo da Suíça, em 58.
Com o luxo trazido por Christian Dior no fim da década anterios, o estilo da cintura alta, extremamente marcada, luvas, volumes, saltos altos e cores diversas - sem esquecer o poá, que tomou conta da moda - perdurou pelos anos 50, cada vez mais forte e exuberante.
A maquiagem toma conta dos olhos - sombras, rímeis, lápis de olho e sombrancelhas delineadas, etc. - mas ressaltando boca e palidez da pele. Iniciou a era das tinturas capilares, franginhas para dar um ar angelical e cabelos mais curtos.
Palavras-chave: Ampulheta (silhueta que favorece busto, cintura e quadris).





Cinturas absolutamente arcadas.



 Volume e feminilidade traçados por decotes e silhueta apulheta.

Século XX - A História da Moda nos Anos 60

Década de Michael Jackson, Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, de Bob Marley e Bob Dylan. Do Festival Woodstock - três dias de paz, amor e música.
Fala-se dos anos 60 como se se dividisse em duas diferentes décadas: de 60 a 65 - inocência e lirismo de manifestações sócio-culturais e idealismo político, baseado no entusiasmo do povo - ; de 66 a 68 - vem a tona o "tom ácido" de experiencias com drogas, perda daquela inocência, revolução sexual e protestos juvenis.
Duas músicas dos Beatles, da época, traduzem claramente as duas etapas da década:

"I want to hold your hand" (Eu quero segurar sua mão) - referente a primeira metade.
"A day in the life" (Um dia na vida) - segunda metade dos anos 60.
Sessa primeira metade, o nome Dior - vindo desde o fim dos anos 40 - prevalece na moda com cinturas, volumes e tudo mais. Porém, na segunda metade, estourou no Woodstock (1969) o estilo hippie. Caças largas, faixas na cabeça e muitas cores começavam a fazer parte dos looks, revolucionndo a silhueta justa e trazendo uma modelagem ampla. Ainda assim, esse estilo não prevaleceu nessa década. Apenas nos anos 70 o estilo paz e amor tomou conta das ruas totalmente.
Palavras-chave: forma geométrica (os tubinhos triangulares e botas longas dominaram).





Formas geométricas.



Tubinhos e botas...

Século XX - A História da Moda nos Anos 70

O "Anos Rebeldes", de Paul McCartney, Village People, Bee Gee, Queen, Kees, The Police e John Lennon - período classic rock da música, também chamado de "década da discoteca". Foi considerada a era do individualismo.
Nessa época ocorreu a crise do petróleo, que levou Estados Unidos à recessão (queda nos níveis de produção, aumento do desemprego e queda na renda familiar) ao mesmo tempo em que países como o Japão começavam a crescer economicamente. Surgiram os movimentos em defesa do meio ambiente e cresceram as revoluções comportamentais da década anterior.
A "Era Hippie" - jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e brilhos. Camurças com franginhas, estilo safári, colares de miçangas, saias e calças de cintura baixa, com cintos largos e repletos de penduricos.
As muitas estampas eram florais, com diversas cores. Roupar eramartesanais, de material natural, com tintura caseira.
Botas de camurça e sandálias de plataforma - tanto para homens, como para mulheres - combinavam com saias longas estampadas, estilo sigana, muito brilho e óculos multicores.
Palavras-chave: Paz e Amor (estilo natural e de liberdade explícita).


 Cores mais variadas possíveis, modelagens amplas e liberdade para o exagero de acessórios e pingentes.


 As roupas serviam para gritar a liberdade que a geração hippie pedia.

Século XX - A História da Moda nos Anos 80

Foi um período bastante importante para a história do século XX, segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é considerado o fim da idade industrial e o início da idade da informação, ainda assim, sendo tachada por muitos como a "década perdida", para a América Latina.
Foram desenvolvidos> IBM PC, o Apple Macintosh, o Windows, o primeiro CD, os computadores pessoais (PCs), walkmans e videocassetes. També nessa década foi descoberta a "Síndrome da Imunodeficiência Adquirida", SIDA, ou AIDS.
Rádios e TVs são os principais meios de comunicação e disseminação da cultura POP, a música eletrônica ganha reconhecimento com o movimento "New Wave" (nova onda), esse conquista a música, artes plásticas e arquitetura.
Exageros, misturas e cores na moda anos 80. Calças baggy, legging e semi-baggy, ombreiras, sandálias "Melissa" e tênis "All Star" - que foi produzido em 1917, porém fez sucesso apenas na década de 80.
Saias pelos joelhos, decotes sem regras - redondos, retos, um ombro só ou tomara-que-caia -, todas as cores possíveis e acessórios nos cabelos, pulsos e nas roupas, além de cintos largos e aberturas laterais nas saias, prevalecendo a modelagem ampla sobreposta às roupas justas e confortáveis.
Palavra-chave: Fitness (tem a ver com a condição física), look academia.



Estillo fitness domina os anos 80.


Colãs, calças leggings, polâinas e bandanas nos cabelos.
As cores da década anterior ainda se misturavam.

Século XX - A História da Moda nos Anos 90

A última década do século XX começou com o colapso da União Soviética e com o fim da Guerra Fria. Houve a consolidação da democracia, da globalização e capitalismo global. A década foi marcada pela Guerra do Golfo, popularização crescente do computador pessoal (PC) (criado na década anterior) e pela Internet (!!!).
Os anos 90 foram considerados por muitos países "tempos prósperos", com o desenvolvimento em diversos deles, apesar do desequilíbrio na economia estado-unidense.
Os cabelos eram compridos e desarrumados. Camisas de flanela e jeans rasgados eram quase uniformes. Houve a massificação dos piercings e tatuagens, esportes radicais e X-games.
A moda cintura alta, acima do umbigo, usada principalmente por meninas jovens, começa a sair de moda em 98, dando lugar às calças ou shorts que mostram a barriga e o umbigo - apenas em 2000 as mais velhas adotaram essa moda.
Apesar do presente exagero de outros anos, o preto era a cor dominante. Jeans coloridos e blusas segunda-pele, que colocaram a mostra lingeries - que passaram a ser produzias para que ficassem evidentes.
Foi o alge do xadrez, do grunge - comandado principalmente pela banda Nirvana, de Kurt Cobain, e inspirador de estilistas renomados como Marc Jacobs e Alexander McQueen.
Palavra-chave: Grunge (inglês: sujo), estilo sujo e agressivo.



Estilo grunge: xadrez, rasgados, desbotados, rock'in'roll...


Banda Nirvana - grande precursora do grunde e do rock anos 90. Mais ainda, influenciadora da juventude 90's.